Casas para vender, edificações a seco menos desperdício na construção.

abril 28, 2012 by lmenezes · Comentários desativados
Filed under: Engenharia 

O sistema de construção a seco que proporciona mais leveza para as edificações, menos desperdício e reduz sensivelmente o tempo de execução da obra

Para que o mercado da construção civil continue crescendo acima do PIB (Produto Interno Bruto), que segundo estimativa do governo será de cerca de 4% este ano, é preciso promover a industrialização da construção, sua padronização e a coordenação modular de materiais para que as obras sejam mais rápidas e eficientes, como o sistema de construção a seco.

De acordo com Fabio Din, coordenador de desenvolvimento de mercado Drywall da Isover Saint-Gobain, o cenário atual aponta oportunidades latentes para o crescimento da construção a seco:

“A necessidade de melhorias em infraestrutura – portos, aeroportos, estradas, hidrelétricas; a proximidade com os eventos esportivos (Copa e Olimpíadas) no Brasil, que geram construção de arenas, hotéis, são apenas algumas delas”, afirma Din.
No entanto as boas perspectivas por si só não garantem o crescimento de cada empresa da cadeia produtiva. Segundo Din, em especial na construção a seco (Drywall / Steel Framing / Wood Framing), para que o mercado continue crescendo exponencialmente com obras rápidas e otimização de recursos, será necessário ampliar a capacitação da mão de obra (projetistas, montadores, estudantes de engenharia/arquitetura, corretores), primar pela qualidade plena do sistema e, no âmbito da distribuição, diversificar o mix de produtos e investir em relacionamento com os clientes.

Em recente sondagem feita pelo SidusCon-SP (Sindicato da Construção), em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), a construção civil deverá crescer 5,2% este ano, o que representa um volume bem superior aos 3,6% registrados no ano anterior.

A Isover Saint-Gobain tem proporcionado oportunidades de melhoria dos serviços oferecidos pelas empresas de construção a seco por meio de cursos de montador do sistema Drywall. O curso gratuito, com 24 horas de duração, oferece 15 vagas a cada edição e acontece semanalmente no Centro de Treinamento da Isover, em Santo Amaro, São Paulo. Ao final do curso os participantes recebem um certificado de montador.

São ensinadas as técnicas de instalação de paredes em Drywall com foco em:

  • Segurança do trabalho (EPIs);
  • Equipamentos;
  • Leitura do projeto executivo;
  • Corte e montagem da estrutura / perfis de aço (parede e forro);
  • Aplicação das tubulações de elétrica e hidráulica;
  • Aplicação da lã de vidro para isolamento térmico e acústico;
  • Aplicação das placas de gesso e tratamento das juntas.

Serviço:
Curso de montador em Drywall, Isover Saint-Gobain
Sempre às terças-feiras das 8h às 17h.
Local: Centro de Treinamento Isover – Rua João Alfredo, 177 – Santo Amaro
Mais informações pelo telefone             11-2202-4808      .

Sobre a Isover Saint-Gobain
A Isover Saint-Gobain, fundada em 1937 na Europa, é líder mundial em materiais de isolamento térmico e acústico. Presente no Brasil desde 1951 é a maior fabricante de lã de vidro. Fabrica produtos para os setores da Construção Civil, Industrial e Automobilístico.
Para a Construção Civil produz forros acústicos removíveis; subcoberturas residenciais; feltros para isolamento sob coberturas metálicas; painéis absorvedores para instalação em paredes internas; e, a lã de vidro usada tanto nesses produtos quanto para isolamento do sistema dry wall.
Para o mercado Técnico a Isover faz painéis para aplicações industriais; revestimentos termo acústicos para tubulações industriais de usinas e caldeiras; e, revestimentos e dutos para ar condicionado.

Fonte: Casa da Notícia

Imóveis e casas papeis de parede para decorar.

abril 28, 2012 by lmenezes · Comentários desativados
Filed under: Decoração 

Mudar o visual de um ambiente com pouco custo e muito bom gosto é o que muitas pessoas buscam, um bom modo de fazer isso é através de papel de parede. São várias estampas, cores, desenhos e texturas para você escolher. Hoje trouxemos fotos de pap[eis de parede em ambientes cleans e despojados.

Fonte: obravipblogs

Casas e imóveis cozinhas supercompactas.

abril 28, 2012 by lmenezes · Comentários desativados
Filed under: Decoração 

A CC Concepts foi a responsável pela criação da espetacular ideia da “original Circle ® kitchen” que poucos anos atrás recebeu o Reddot Design Award. Dispensando muitas explicações, uma vez que as fotos dizem quase tudo, trata-se de um conceito incrível de cozinhas supercompactas para uso residencial ou comercial. Com abertura de 180º ela é a famosa pequena notável. Seu espaço pra lá de reduzido consegue ser extremamente funcional e possui todos os equipamentos e acessórios necessários como fogão, refrigerador, micro-ondas, forno, lava-louças, etc, além de gavetas e armários. Perfeita para qualquer lugar, principalmente em pequenos apartamentos, lofts e ambientes descolados em geral, ela tem 3 opções de tamanho que variam principalmente na largura.

Fonte: designforum

Imóvel em São Paulo, Loft industrial

abril 28, 2012 by lmenezes · Comentários desativados
Filed under: Arquitetura 

O Loft Industrial é um projeto Diego Revollo, um dos nomes em destaque na arquitetura de interiores e decoração nacional. Diego utiliza como ninguém elementos clássicos em projetos modernos, o que faz com que seu trabalho se destaque cada vez mais. O loft tem cem metros quadrados e fia na zona sul da cidade de São Paulo. O projeto conquistou a ideal conciliação entre modernidade e conforto, provocando, simultaneamente, um ar industrial à residência. Integração surge como palavra chave do sucesso obtido neste projeto, acentuado ainda mais principio fundamental deste tipo de apartamento, o loft. A opção por um único revestimento para as paredes e teto de todo o apartamento também auxiliou a proporcionar maior unidade ao espaço, formando uma caixa única. Com a finalidade de alcançar o equilíbrio entre as características rústicas e industriais e as sensações quentes e aconchegantes, o cimento queimado foi escolhido como principal revestimento. Uma resina especial foi utilizada na mistura pronta Tecnocimento em busca de uma maior estanqueidade das superfícies das áreas molhadas.

Fonte: Design Milk / Fotos: Alain Brugier

Imóvel e casa um projeto inspirador

abril 28, 2012 by lmenezes · Comentários desativados
Filed under: Arquitetura 

Esse apartamento (interiores) é um projeto de Lanciano Design. O lugar é bonito e inspirador.

Os materiais são incríveis, as combinações de cores e texturas criam um espaço moderno e único. Os espaços amplos e a decoração clean são incríveis, com certeza um belo lugar para morar!

Fonte: abduzeedo / Fotos: Elad Sarig

Cerâmica Atlas lança novas pastilhas

abril 28, 2012 by lmenezes · Comentários desativados
Filed under: Engenharia 

Pastilhas Blend 10 e Blend 25 da Atlas

A Atlas apresenta as pastilhas Blend 10 e Blend 25, classificadas como SG (Special Glaze), a composição é feita de matérias-primas especiais que após serem submetidas à alta temperatura (1250 °C) em fornos com um longo ciclo de queima (19 horas) faz com que as pastilhas ganhem diversas tonalidades e efeitos diferenciados.

Apresentadas no formato 1,5 x 1,5 cm e vendidas em placas de 30 x 30 cm, conferem ao ambiente um aspecto artesanal.

Indicadas para revestir piscinas, churrasqueiras, fornos, fachadas internas e externas e pisos internos.

Fonte: Perrone Comunicação

Fita LED RGB da Golden chega ao mercado

abril 28, 2012 by lmenezes · Comentários desativados
Filed under: Decoração 

Modelo permite diversas combinações de cores

A Golden amplia sua linha de Fita LED com o lançamento do modelo RGB. Indicado para áreas internas e locais livres de umidade, o produto é ideal para iluminação decorativa de bordas, degraus e sancas, contornos e caminhos, displays e vitrines, entre outros, além de poder funcionar como destaque para aspectos arquitetônicos. A idéia de aplicação do sistema RGB é criar flexibilidade para o usuário, já que pode usar a mesma fita tanto para iluminação como para decoração.

O produto gera diversas cores, entre elas destacam-se branco, branco frio, azul, vermelho, amarelo, verde e RGB, modelo de cores em que o vermelho, o verde e o azul são combinados de várias maneiras, para reproduzir outras cores. Para este recurso, é necessário se utilizar o controlador e controle, que são vendidos separadamente.
Para oferecer maior flexibilidade na aplicabilidade está disponível nas opções com 30 e 48 LEDs por metro. É vendida em rolos de 5 metros. Para melhor aproveitamento, é recomendável cortar somente na emenda dos módulos, situados a cada 5 cm.

O modelo RGB demanda índice de tensão contínua de 12V, o que requer a utilização
de driver de alimentação para funcionamento, que são vendidos separadamente. Com 25 mil horas de vida mediana, o produto está disponível em duas opções de potência (48W e 30W).

Para orientação sobre forma de instalação ver: http://www.golden.blog.br/posts/28/
A fita LED RGB já pode ser encontrada em lojas de iluminação, de material elétrico e de construção e nos principais supermercados e home centers.

Fonte: Vértice Comunicação

Arquitetos aí vem o concurso CBCA para estudantes

abril 28, 2012 by lmenezes · Comentários desativados
Filed under: Arquitetura 

Inscrições abertas até 31 de junho

Estão abertas as inscrições para o ‘V Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura’, promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA). Para esta edição, o concurso propõe a criação de um projeto para uma ‘Unidade Educativa de Uso Comunitário’, de ensino público pré-escolar, primário e médio, inserido em um conjunto habitacional urbano e que permita o uso intensivo de suas instalações pela comunidade local.

Os candidatos deverão analisar as necessidades da comunidade onde o projeto se localiza e enfatizar a contribuição que este centro educacional pode oferecer aos habitantes da região. Deve ser dada especial atenção à aplicação correta do aço, à originalidade da solução construtiva adotada e sua inserção em relação ao meio ambiente e ao contexto urbano. As equipes devem apresentar as razões sobre a escolha da localização do projeto e a análise urbana a fim de que o projeto constitua uma contribuição para a comunidade em que se insere.

O principal benefício do projeto para a comunidade é o acesso a uma educação de qualidade para crianças e jovens, fomentando o desenvolvimento e formação dos alunos em seus conhecimentos, habilidades e atitudes, integrando igualmente os adultos em um programa de educação contínua. O projeto deverá permitir a aproximação do estabelecimento educacional de seus usuários, diminuição dos tempos de traslado, promover o intercâmbio social entre os usuários com o uso intensivo das facilidades postas à disposição de toda a comunidade. Além disso, deve colaborar na formação de focos de desenvolvimento urbano ao incorporar serviços públicos, tais como consultório de saúde, sala de reuniões, infraestrutura desportiva etc. que possam servir à comunidade.
O Concurso tem como objetivo promover o conhecimento do aço como componente de sistemas construtivos, incentivar a investigação em torno do seu enorme potencial, suas tecnologias e aplicações na construção, tais como em fundações estruturas, vedações, coberturas, revestimentos, e o seu desenvolvimento em uma concepção arquitetônica e estrutural apropriada; apoiar o desenvolvimento da arquitetura como disciplina fundamental da construção do habitat; promover o trabalho em equipe de professores e alunos, conjugando o Acadêmico e o Profissional, investigando e projetando sobre os diversos temas dos concursos; estimular o trabalho criativo dos alunos que orientados pelos seus professores possam levar as estruturas ao limite de suas possibilidades, baseados no conhecimento das propriedades do aço; promover o vínculo de professores e alunos com o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).

A participação no Concurso, com abrangência nacional, é direcionada a estudantes de faculdades de arquitetura, matriculados regularmente nos últimos anos do curso de Arquitetura, orientados por seu(s) respectivo(s) professor(es). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do CBCA até o dia 31 de junho. Os trabalhos devem ser entregues entre os dias 20 e 31 de agosto. O julgamento dos trabalhos será nos dias 3 e 4 de setembro e no dia 10 de setembro será feita a divulgação do vencedor, que receberá o prêmio no dia 18 de setembro, durante o evento ‘O Dia do Aço’, em São Paulo.

A Comissão Julgadora será composta pelos membros da Comissão Executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e um representante das seguintes associações: Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA), Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) e Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).

O grupo vencedor receberá o prêmio de R$ 5 mil, sendo R$ 4 mil para o grupo de alunos e R$ 1 mil para o orientador. Os alunos integrantes das três equipes melhor classificadas receberão inscrições para o curso à distância sobre ‘Introdução à Construção em Aço’, promovido pelo CBCA, além de manuais técnicos, livros e revistas sobre construção metálica. Os professores orientadores dos três melhores projetos também poderão acessar durante um ano todo o material disponibilizado pelo Steelbiz do SCI – Steel Construction Institute. A Comissão Julgadora poderá conceder menção honrosa para projetos considerados relevantes.

A equipe vencedora do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura representará o Brasil no ‘V Concurso ALACERO de Diseño em Acero para Estudiantes de Arquitetura 2012’, organizado pelo ALACERO – Instituto Latino-Americano de Ferro e Aço. O Brasil concorrerá com os representantes de países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

V Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura
Inscrições e informações através do site http://www.cbca-acobrasil.org.br ou pelo e-mail: cbca@acobrasil.org.br

Fonte: Factual Comunicação

Imóvel é transformado com integração da cortina

abril 28, 2012 by lmenezes · Comentários desativados
Filed under: Arquitetura 

 integração da cortina com a persiana pode conferir conforto, beleza e muita versatilidade ao lar. A funcionalidade de uma aliada à elegância da outra resulta em combinações de encher os olhos

Geralmente o que se vê no ambiente é a cortina ou a persiana. Mas, quem disse que não se pode ter as duas opções em um mesmo espaço? A integração desses dois acessórios traz possibilidades como: vedar totalmente a entrada de luz, integrar ou dividir espaços.

Visando explorar todas as vantagens das cortinas e persianas, as arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, daFaleiro Guerra Arquitetura, desenvolveram o projeto de um quarto em que unem esse dois itens. “Existem diversos modelos, tanto de cortinas quanto de persianas, que permitem usos cada vez mais elaborados e que trazem muito conforto para seus usuários”, defendem as profissionais. No projeto em questão, elas integraram as peças de forma que se complementam com harmonia, conferindo um ar chique e elegante. “O resultado estético da combinação entre a cortina e o reposteiro é incrível. O reposteiro fica apenas no lado direito da parede, além da beleza, essa opção aquece o espaço deixando-o aconchegante”, avalia Patrícia. E completa: “Já a persiana ganhou um papel mais funcional, ela veda a entrada da luz solar”.

Roziane, aliás, faz questão de destacar as funcionalidades das persianas: “De diversos modelos e tecidos elas trazem inúmeras possibilidades de uso, a gosto do cliente. Têm-se a opção de deixar os vãos inteira ou parcialmente fechados, vedados ou transparentes. Esse material pode ser horizontal ou vertical, de aletas ou tecidos. As persianas geram aconchego. Mas a limpeza deve ser feita por empresas especializadas”, alerta.

As cortinas também merecem atenção especial, como lembra Patrícia: “Empregadas com muita frequência, elas aquecem e valorizam os ambientes. Podem ser mais transparentes ou mais opacas. Normalmente, são fabricadas com um tecido neutro por estar fazendo a função de forro; propriedade que causa corpo ao conjunto. O ideal é que se utilize um tecido de 300 cm de largura. Os tecidos acrílicos e com poliéster, são fáceis de manutenção e limpeza”.

As profissionais da AKinteriores, Ana Karina Chaves e Klasina Norden, também apreciam o uso de cortinas e de persianas nos projetos de decoração. Elas citam algumas maneiras de usar esses elementos e dar um toque especial ao lar: “A persiana horizontal ao fundo com uma cortina de voil à frente deixa o espaço bastante bonito”, opinam. Elas defendem, inclusive, o uso das peças nas cozinhas. “Para ambientes conjugados, com cozinha e copa, é permitido usar a persiana, de material fácil de limpar, na cozinha. As persianas mais modernas possuem grande durabilidade, são de fácil colocação e acumulam menos pó, algumas inclusive vedam até o excesso de som externo”.

As arquitetas da Faleiro Guerra, assim como as designers de interiores Ana Karina e Klasina, sempre utilizam persianas e cortinas em seus projetos. Segundo elas, a decoração ganha mais versatilidade. “Podemos vestir os ambientes, proteger o piso e os móveis da incidência direta de luz solar, garantir mais privacidade ao diminuir a luminosidade e outros. Sabendo adequar as diversas alternativas, dá para transformar os ambientes”, garantem.

Fotos:

Foto: Gustavo Xavier

 

No intuito de inibir a incidência grande de luz e, ao mesmo tempo, deixar o quarto mais acolhedor, as profissionais da Faleiro Guerra Arquitetura optaram pela junção de uso da cortina e persiana

Foto: Henrique Salei

As profissionais da AKinteriores também valorizam a união desses dois elemento em seus projetos. Na biblioteca que criaram para a mostra Morar Mais por Menos a cortina e a persiana deram um toque especial ao espaço

Fonte: MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO

Ao achar imóvel escolha o piso certo

abril 28, 2012 by lmenezes · Comentários desativados
Filed under: Arquitetura 

Antes de definir o revestimento para a sala, quarto, cozinha banheiro e área externa conheça as vantagens e desvantagens de cada material. Separamos algumas opções para ajudar na escolha.

Salas e quartos
Revestimentos claros ampliam o ambiente. E pisos quentes garantem o aconchego.
Sugestões: Madeira de demolição, Tacos de madeira, Laminado

Cozinhas e áreas de serviço
A presença de alimentos e produtos químicos sinalizam a necessidade de revestimentos menos delicados.
Sugestões: Porcelanato de alto brilho, Granito, Porcelanato polido

Banheiros e lavabos
Muita umidade nos espaços com banho, mas a metragem reduzida facilita na hora de investir em um piso mais caro.
Sugestões: Porcelanato esmaltado; Pastilha de vidro, Mármore

Áreas externas
O ideal nessa área é ter um chão que não escorregue.
Sugestões: Tijolo de piso, Mosaico português, Cerâmica esmaltada, Ladrilho hidráulico

Arquiteta Karina Afonso

Próxima Página »